• Post published:22 de julho de 2022

Quais são as vantagens de um site profissional? Você provavelmente sempre pensou que o site é uma ferramenta indispensável para grandes empresas, para órgãos públicos ou apenas para determinadas categorias de trabalho e que, em vez disso, para seu negócio local ou profissional basta ter um perfil social para divulgar seu negócio. No entanto, um site pode ajudá-lo a converter um maior número de vendas, atrair clientes e expandir seu negócio. 

Apesar de criar perfis nas redes sociais para os negócios ser a primeira opção para marcar presença na internet, atrair clientes e converter vendas, contratar uma agência de desenvolvimento de sites profissional deveria ser considerado estratégia principal, pois uma página web transmite credibilidade e confiança para o cliente em potencial. 

Você já parou pra pensar que mesmo com as redes sociais, quando decidimos comprar algo ou contratar um serviço, por exemplo, recorremos ao “Google” para pesquisar sobre a reputação da empresa e se a mesma é confiável? Está aí a resposta, ter um site para o seu negócio – mesmo que simples de início – é essencial para o reconhecimento da empresa.  

Depositphotos 150927082 S
Website development layout sketch drawing

Por que você precisa de um site para pequenas empresas?

Antes de revelar as vantagens de criar site profissional, é importante mencionar por que ter um site para seu negócio local ou profissional pode ajudá-lo concretamente a fazer a diferença em relação à concorrência, e por que essa é uma ferramenta de marketing muito poderosa se totalmente explorada.

  • É um espaço perfeito para coletar dados e acompanhar os usuários na compra;
  • Você pode entender melhor quem sua empresa é e o que oferece aos clientes;
  • Adquira tráfego orgânico para redirecionar em páginas de venda e contratação de serviços;
  • Realize a venda de produtos online;
  • Capture leads;
  • Abra espaço para anunciantes;
  • Entre outros.

Canais sociais possuem suas próprias políticas e mudam constantemente

Quem começou a fazer anúncios no facebook, instagram ou google há algum tempo viu os mecanismos que regulam os anúncios pagos e consequentemente seu desempenho mudar constantemente. 

Os canais sociais estão constantemente mudando as regras do jogo e não podemos saber como eles mudarão no futuro. Além disso, os novos regulamentos de privacidade limitaram muito a eficácia da criação de perfis por meio de redes sociais. Sem esquecer que muitas vezes não somos livres para publicar e promover determinados produtos, muitas práticas têm sido limitadas e muitas se encontram com contas suspensas ou permanentemente encerradas (publicidade).

O que isto significa? Ter um espaço próprio como um site profissional, significa ter total liberdade para gerenciar seu espaço web da forma mais útil para o seu negócio.

Ganhe credibilidade e autoridade

Um site gerenciado profissionalmente ajuda a marca a ganhar maior autoridade e uma melhor reputação. O site representa o seu cartão de visita, ou seja, é a apresentação do seu negócio, portanto, um layout gráfico moderno e visualmente atraente ajuda você a falar melhor sobre seus negócios ou produtos e infunde uma sensação de maior confiança em seu cliente em potencial.

 Outro aspecto que não deve ser subestimado é a criação de conteúdos valiosos (artigos de blogs, fichas de produtos, páginas de serviços) que sejam fonte de informações úteis, relevantes e que demonstram competência no setor.

Alcance seu público-alvo

Se você comunicar seu conteúdo de forma eficaz, usando técnicas de SEO e direcionando as palavras- chave certas (as palavras-chave pesquisadas nos mecanismos de busca) você pode atingir seu nicho alvo, seja global ou local, e interceptar potenciais clientes que já estão interessados ​​em seus produtos ou serviços. 

Nesses usuários, você pode redirecionar e apresentá-los em um caminho (funil) em várias etapas que os levarão à compra.

Reúna informações do cliente

Você pode não apenas estudar os comportamentos e preferências dos clientes, mas também coletar dados, informações sobre interesses e necessidades, ou coletar feedback sobre seus produtos ou serviços. 

Além disso, pode implementar todas as páginas de destino ou formulários de contato necessários para solicitar informações. Você pode acompanhar as visitas e comportamentos de todos os usuários. Por fim, também pode coletar e exibir avaliações que os clientes deixam em plataformas como o Google Maps.

Comunique-se com os clientes em tempo real

Quer apresentar um novo produto, uma oferta promocional, um evento ou fazer uma comunicação importante aos seus clientes que seja imediatamente visível? No seu website tem a possibilidade de integrar todo o tipo de conteúdos textuais, vídeos e gráficos, combinando-os para obter uma mensagem eficaz pronta a ser divulgada nas redes sociais ou via newsletter.

Construa a fidelidade do cliente

O site é uma forma ideal de implementar estratégias de fidelização de clientes. Como por exemplo, os cupons de desconto, concursos de prêmios, campanhas promocionais, cartões de fidelidade digitais, tudo pode ajudar a manter alto o interesse pela sua marca, aumentar a confiança de seus clientes e obter mais conversões.

Multiplique as oportunidades de negócios

Não só no caso de um e-commerce onde o site representa o canal de venda direta, mas em geral o site é a ferramenta central de uma estratégia integrada que envolve o uso de redes sociais, anúncios, seo, landing pages, e outros que envolvem um número cada vez maior de usuários e oferecem infinitas possibilidades de negócios.

Concluindo

As vantagens de um site profissional são muitas e ainda haveria muitas outras para falar com mais profundidade. Obviamente, a otimização de um site deve estar de acordo com as suas necessidades e sempre conforme o seu orçamento disponível para desenvolvimento de estratégias. 

Com isso quero dizer que para cada tipo de negócio existem ferramentas mais adequadas que outras e nem todas devem necessariamente ser implementadas no site, mas apenas aquelas úteis para a estratégia de marketing digital. Por isso, antes de pensar em um site é preciso analisar estratégia e então construir um site com as funcionalidades que você precisa de acordo com um planejamento profissional e viável. Ou seja, apesar de haver plataformas em que pode realizar a criação de sites de forma gratuita, de todo o modo será preciso realizar uma consultoria e ajuda de um profissional de desenvolvimento de sites.