Para que você mantenha uma vida saudável é importante manter a sua casa limpa. Por isso, veja agora o guia da limpeza da caixa d’água em condomínios, saiba sua importância e mantenha a sua saúde em dia!
Contents
Limpeza de Caixa D’água
A limpeza correta da caixa d’água é extremamente importante na sua residência ou no seu local de trabalho. Isso porque a má vedação e a falta de higienização na caixa podem causar danos à saúde e ao bem-estar de quem consome a água do local.
Sendo assim, é indicado que seja feita a limpeza da caixa d’água em, no mínimo, de seis em seis meses. Isso é importante para impedir a contaminação da água com sujeiras, bactérias e insetos que podem causar infecções e doenças nas pessoas.
Por isso, você deve buscar uma empresa desentupidora, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, que oferece serviços para limpeza de cisternas, caixa d’água e outros tipos de reservatórios de água.
É importante que seja feito uma pesquisa para encontrar uma empresa. Isso porque ela deve possuir profissionais qualificados e equipamentos corretos e de qualidade, para fazer a limpeza da sua caixa d’água.
Não é indicado que seja feita a limpeza da caixa d’água com qualquer empresa, sem recomendação. Isso pode ser prejudicial para sua saúde e dos moradores do condomínio, caso seja feito um trabalho de baixa qualidade.
Caso você não mantenha a sua caixa d’água limpa, você pode estar prejudicando a sua saúde e a das pessoas ao seu redor. Veja o que a falta de higienização nos reservatórios pode causar:
- Cólera
- Amebíase
- Hepatite A
- Leptospirose
- Giardíase

Como é Feita a Limpeza da Caixa D’água
É necessário desligar, primeiramente, todos os registros. Isso para que ocorra o esgotamento de água da caixa d’água e outros reservatórios que serão higienizados.
O processo de limpeza deve ser feito de maneira cautelosa. Ou seja, deve garantir a higienização e segurança na hora de desinfetar os reservatórios e caixas.
No processo de escovação são utilizadas escovas com material de nylon, para não danificar o material da caixa. Desse modo que não ocorrem danificações na impermeabilização, durante a limpeza da caixa d’água em condomínios.
As sujeiras como lama e lodo, são extraídas através do hidrojateamento. Ou seja, de um sistema mecânico próprio para esse tipo de serviço. Após esse processo, é feita também a aspiração para retirar os resíduos existentes na caixa d’água.
Sendo assim, é importante contar com uma empresa que, além de ter profissionais qualificados, tenha equipamentos específicos para fazer a higienização da caixa d’água em condomínios.
Desinfecção do Reservatório de Água
Após concluída a limpeza e também o enxágue da caixa d’água, a desinfecção é feita. Ela ocorre através da pulverização com um produto específico para esse tipo de higienização, que é a solução de hipoclorito de sódio.

Fiscalização da Limpeza
Ao finalizar a limpeza e higienização do reservatório, deve ser feita uma fiscalização que comprova o bom estado físico da sua caixa d’água. Ela atestará que a água está pronta para o consumo.
Dessa forma, caso se identifique algum tipo de irregularidade na caixa d’água, como vazamento, fendas ou rachaduras, o cliente deve receber um laudo que citará os problemas do reservatório.
Entretanto, caso esteja tudo certo após a limpeza da caixa d’água em condomínios, você receberá um certificado que atesta a higienização e o bom estado de conservação, alegando que ela está pronto para o uso.
Se você estiver precisando de algum tipo de serviço para a limpeza da caixa d’água em condomínios, ou outro reservatório de água, é importante contar com serviços que forneçam esses laudos.
Contrate uma desentupidora que atua no mercado há algum tempo, que possa oferecer garantias do serviço e assim você estará bem amparado caso precise contatar novos serviços.