• Post published:1 de maio de 2022

Hoje em dia, cresce cada vez mais o número de pessoas tatuadas com os mais variados estilos na primeira tatuagem. Mais do que apenas um desenho, a arte representa um estilo, sua autoestima e uma vibe diferente.

E, se você ainda não tem nenhuma, mas está prestes a fazer a primeira, veio ao lugar certo! Esse post vai te mostrar 10 dicas que vão te ajudar bastante nesse processo.

Então, confira as dicas a seguir!

primeira tatuagem

10 dicas para sua primeira tatuagem

1 – Desenho

O primeiro fator que é necessário pensar é sobre qual arte você fará. Algumas pessoas gostam de fazer algo que tenha um significado para elas como, por exemplo, a foto de um familiar, uma frase marcante, um símbolo religioso, seu bichinho de estimação, entre outros. 

Porém, isso não é uma regra. Você pode fazer o que quiser, desde que goste daquele desenho em si. Mas uma recomendação é: não faça uma arte que esteja “na moda”, pois toda moda é passageira. Entretanto, o desenho na sua pele é para sempre.

Outro fator que você deve evitar é ficar bêbado e fazer uma tattoo. Isso é péssimo, pois conforme já dito anteriormente, a arte é eterna na sua pele, e você pode se arrepender muito rapidamente.

2 – Qual parte do corpo

Assim que se decidir sobre o desenho, você precisa saber em qual lugar do seu corpo ele ficará. Nessa parte, é importante levar alguns pontos em consideração, tais como:

  • A sua tolerância à dor, pois alguns locais doem mais como, por exemplo, costelas, pés, dedos, partes íntimas. O formato da arte e seu tamanho também precisam ser considerados;
  • Não tatue o rosto! Por mais que isso tenha aumentado bastante nos últimos tempos, principalmente entre os artistas, o rosto é seu cartão de visitas, algo que você mesmo vai olhar todos os dias no espelho. Portanto, evite tatuar a face, pois, além de ser muito feio, isso pode te atrapalhar em uma futura entrevista de emprego ou outras relações;
  • Não use a tattoo para cobrir pintas ou verrugas, pois essas partes são mais sensíveis, e você pode ter quer remover a tatuagem depois.
Arm Tattoo | Free Illustrations, Drawings& Backgrounds Images - rawpixel

3 – Escolhendo o tatuador

A parte mais importante depois de definir as duas acima, é a escolha do tatuador. E aqui vale a máxima “o barato pode sair caro”, pois, ao escolher uma pessoa mais barateira, o desenho pode não ficar como você quer.

E com o tempo, talvez você enjoe, ou até mesmo se arrependa daquela arte. E aí há apenas duas opções: gastar muito mais para remover ou tentar cobri-la com outra arte.

Então, pesquise bastante sobre o seu tatuador. Hoje em dia, praticamente todos eles têm um perfil no Instagram para divulgar seus trabalhos.

Portanto, vale a pena ver seu estilo e portfólio. Se quiser, você pode até mesmo conversar com seus amigos ou conhecidos para saber se eles já tatuaram com aquela pessoa.

Às vezes, é melhor pagar a mais para ter um serviço de primeira, do que pagar mais barato e se arrepender no futuro.

4 – Observe o estúdio

Além da escolha do tatuador, no dia da tatto em si, repare se o estúdio está limpinho, se tem os equipamentos necessários, (luva, máscara, álcool, agulhas novas e esterilizadas, etc.).

Tudo isso vai garantir que a tatuagem não prejudique sua saúde.

5 – Escute o tatuador

Converse com o artista e veja o que ele pensa sobre aquele desenho. Muitas vezes o cliente vai com uma ideia, mas é necessário ajustá-la, pois aquilo pode não ficar tão bom na pele, que está em constante mudança com o tempo. 

E como ele já fez tatuagens antes, e você ainda não, vale a pena escutar quem entende mais sobre o assunto.

Aumentar aqui, diminuir ali, fazer um ou outro ajuste na arte, etc., tudo para que ela fique perfeita.

6 – Fique tranquilo

Na hora de realmente sentar (ou deitar) e tatuar, é hora de relaxar, e tentar ficar o mais tranquilo possível. Isso facilitará o serviço do artista, além de deixar a sua musculatura mais relaxada também.

Infelizmente, todos os lugares do corpo vão doer, mas em alguns, dói mais do que outros. Então, o certo é esperar o tempo necessário, não apressar o tatuador e aguardar pelo resultado final.

Mexa em seu celular, leve um amigo próximo para bater um papo, escute música, jogue um game, tudo para passar o tempo enquanto o trabalho estiver sendo feito.

Tattoo Back Person - Free photo on Pixabay

7 – Pós tatuagem

O processo de pós tattoo é importantíssimo, pois ele vai garantir que o desenho não dê problemas na sua pele. Então, mais uma vez: escute o que o artista irá te passar, e siga atentamente as suas dicas.

Algumas delas são:

  • Use o plástico pelo tempo que for necessário. Muitos tatuadores pedem para deixar lá por alguns dias, já outros pedem apenas algumas horas. Seja como for, respeite o tempo necessário, não retire antes;
  • Passe a pomada cicatrizante;
  • Não tome sol por cerca de 30 dias: se precisar sair e estiver muito sol, prefira cobrir a tattoo com alguma peça de roupa, ou com gaze.

8 – Não retire as casquinhas

Outra parte fundamental depois de finalizar o desenho é: não retirar as casquinhas que vão se formar no processo de cicatrização.

Por mais que coce bastante, e você fique cheio delas, tanto da pele quanto de sangue, não retire. Elas vão cair normalmente durante o banho. Então, tenha um pouco de paciência!

9 – Não coma alimentos muito gordurosos por um mês 

Chocolate, carne de porco, hambúrgueres, frituras, macarrão instantâneo, embutidos (salame, mortadela, salsicha) e refrigerantes.

Esses alimentos, geralmente, têm muita gordura, e isso pode aumentar o óleo do seu corpo, o que prejudicaria a arte do seu corpo. Evite pelo menos durante a cicatrização.

10 – Use protetor solar

Após 30 dias, você já pode sair normalmente com sua tattoo bem bonita em sua pele. Porém, se certifique apenas de passar protetor solar de fator, no mínimo, 30.

Na realidade, é preciso passar protetor todos os dias, não só com tatuagem nova, ou quando o sol está muito forte. Pois os raios Ultravioletas podem fazer mal para nossa pele.

Além disso, a iluminação natural pode acabar “estourando” o desenho, deixando-o mais fraco e sem vida. E você não quer isso, não é mesmo? 

Então, vale a pena usá-lo toda vez que você for sair no sol. Dessa maneira, sua tatuagem ficará como se fosse nova.

Outra boa dica é passar hidratante depois do banho, mas esse cuidado é opcional.